segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Humanismo - A Poesia Palaciana

O Cancioneiro Geral de Garcia de Resende

A produção palaciana, cerca de 1 000 composições de mais ou menos 300 autores diferentes, encontra-se reunida no Cancioneiro Geral, organizado por Garcia de Resende, publicado em 1516.

Garcia de Resende (1470 a 1536) era cronista, poeta, desenhista, músico, compositor e servidor de três reis: D. Manuel I, D. João III e D. João II, mas o seu maior feito, sem dúvida, foi a compilação do Cancioneiro Geral que tem, inclusive, poemas de sua autoria.

A importância desse cancioneiro não está apenas na preservação da poesia palaciana, mas também no fato de cobrir três reinados (D. Afonso V, D. João II e D. Manuel). Registrando toda a produção poética desde mais ou menos 1450, permite entrever a influência, em Portugal, da corte de Castela, inclusive no bilingüismo (português e castelhano) de vários autores, além de fornecer uma antevisão dos caminhos que viriam a ser trilhados pela literatura renascentista.

Alguns autores palacianos que merecem destaque: Garcia de Resende, João Ruiz de Castelo Branco, Diogo Brandão, Jorge de Aguiar, Duarte de Brito, Sá de Miranda e Bernardim Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário