segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Português - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Como os homens se comunicam?

A comunicação humana é uma relação social que se estabelece entre duas ou mais pessoas que desejam trocar informações, idéias e compartilhar sentimentos ou conhecimentos. O ser humano utiliza inúmeros signos universais de comunicação: o choro para expressar aborrecimento; o sorriso para manifestar alegria; o beijo e o abraço para transmitir afeto. As pessoas não se comunicam apenas por meio de gestos ou símbolos: a comunicação humana é feita, principalmente, pela palavra.

Comunicação:

Humana

Posturas e gestos com valor significativo concreto.

Capacidade de gerar infinitas mensagens, combinando um número reduzido de signos, letras ou fonemas.

Relação interpessoal.

Explora o mundo, procura conhecê-lo, nomeá-lo e transmitir suas experiências.

Animal

Signos mímicos, orais e vocais com amplo valor significativo.

Não se deixa analisar em componentes.

Reação somática, estímulo-resposta.

Seu conteúdo é sempre o mesmo: reação somática ou espacial.


EMISSOR (quem fala)

Código

MENSAGEM

Referente

RECEPTOR (ouvinte)

1. O ato de comunicação

Em todo processo de comunicação intervém necessariamente um conjunto de fatores: um emissor ou pessoa que perante um estímulo codifica, elabora e transmite para outra – o receptor – uma informação ou mensagem sobre o mundo ou sobre si mesmo, dentro de um contexto. Para transmitir essa mensagem, o emissor emprega um conjunto de signos que se combinam de acordo com regras – código. Seu meio de difusão é um meio físico – o canal. Exemplo: o ar, no caso das ondas sonoras; o papel, no caso do texto impresso.

2. Comunicação lingüística

A comunicação lingüística é o sistema de signos lingüísticos usado pelos homens para transmitir seus pensamentos e sentimentos. É a linguagem que proporciona o autoconhecimento e que permite a percepção da realidade, a transmissão dos conhecimentos e o progresso humano.

3. Comunicação não-lingüística

Na vida cotidiana utilizamos freqüentemente – como emissores ou receptores – diversos signos não-lingüísticos: o sorriso amável, o aperto de mãos, os cumprimentos. São os códigos sistemáticos. Também existem os códigos sistematizados convencionais de representação gráfica (códigos de trânsito, planos, mapas e códigos numéricos). Eles auxiliam na organização e identificação das pessoas (RG, CPF) e das coisas (placas de carros, números de telefones).

4. Procedimentos não-verbais

Os principais são os pictogramas e os ideogramas:

• Os pictogramas são desenhos figurativos que exprimem um conteúdo significativo simples ou complexo, como a escrita hieroglífica egípcia, os quadrinhos, as charges.

• Os ideogramas são signos representativos de um conceito ou idéia que podem ser percebidos diretamente sem passar por seus equivalentes em palavras: símbolos abstratos das escritas cuneiforme e chinesa. Também são numerosos entre os símbolos matemáticos, físicos e químicos. Possuem, ainda, relação próxima com os logotipos, que remetem a marcas e produtos e são importantes na publicidade.

O diálogo oral


Os gestos das mãos, a expressão dos olhos, os movimentos da cabeça e as entonações da voz são muito importantes no diálogo oral. Também é decisiva a situação ambiente ou o contexto em que o diálogo acontece. Ele é influenciado pelo grau de relacionamento entre os interlocutores (o emissor e o receptor), pelo local em que se dá a comunicação e também pela idade e profissão dos falantes. O diálogo oral é o meio de expressão mais freqüente na vida do ser humano. Saber falar com fluência e corretamente é condição essencial para o sucesso na vida escolar e em todas as atividades sociais ou profissionais.

 Língua Falada


Palavra sonora


Recursos: signos acústicos e extralingüísticos, gestos, entorno físico e psíquico

Requer a presença dos interlocutores. Ganha em vivacidade

É espontânea e imediata. Uso de palavras-curinga, de frases feitas

A expressividade permite prescindir de certas regras

É repetitiva e redundante

A informação é permeada de subjetividade e influenciada pela presença do interlocutor

O contexto extralingüístico é importante

Língua Escrita

Palavra gráfica


Pobreza de recursos não-lingüísticos; uso de letras, sinais de pontuação

Comunicação. Ganha em permanência

É mais precisa e elaborada. Ausência de cacoetes lingüísticos e vulgarismos

Mais correção na elaboração das frases. Evita a improvisação

É mais sintética. A redundância é um recurso estilístico

É mais objetiva. É possível esquecer o interlocutor

O contexto extralingüístico tem menos influência





Linguagem dos meios audiovisuais


Os meios audiovisuais de comunicação, como a televisão, utilizam a linguagem jornalística em sua forma oral. A televisão apóia-se também na imagem, que exerce grande influência na transmissão da mensagem. Atualmente, a televisão é o meio de comunicação de massa mais influente na divulgação de modas, costumes e hábitos lingüísticos.



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