segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Tecnologia Agregada ao Conhecimento

A internet é largamente utilizada no mundo contemporâneo como ferramenta auxiliar do estudo e das mais diversas informações. Uma pesquisa feita pelo Datafolha revelou que 39% dos brasileiros têm acesso ao que a ferramenta digital disponibiliza. Com a crescente massa de usuários que aderem ao mundo digital, é importante que se questione a confiabilidade e a veracidade das informações que são disponibilizadas nesse meio de comunicação.

A “web” é um meio de publicação de conhecimentos, idéias e pensamentos sejam eles quais forem. Por ser um espaço onde a interatividade e a democracia são preceitos básicos, ela acaba por não ser seletiva quanto à gama de informações de que se é depositária. A crítica então está na falta de critério que existe no mundo virtual, onde qualquer especulação pode tornar-se fonte crível para pesquisas e aquisição de informações.

Contudo, é importante ressaltar que a internet transpõe os limites físicos e oferece uma variedade imensa de títulos e obras a qualquer um que possa acessá-la. Além disso, a “web” não conecta somente máquinas, mas também pessoas, e depende delas para tornar-se cada vez melhor. Disponibiliza conhecimento vasto e na maior parte das ocasiões, verdadeiro; a um clicar de “mouse” faz com que a sociedade interaja num mundo onde seus usuários podem facilmente, se fazer “ouvir”.

Portanto, a internet deve ser vista como tecnologia agregada ao conhecimento. É vital, para tanto, que as pessoas por detrás das máquinas cumpram seus chamados “direitos e deverem virtuais” e utilizem-se de bom senso para qualquer mecanismo de disponibilização de conhecimento a que tiverem acesso. A nova tecnologia não deve ser vista com maus olhos. Afinal, os bons e velhos papel e caneta já foram considerados novidades tecnológicas um dia.

Marina Cau Ucella – 2ª Série do Ensino Médio

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