segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PRESTEM MUITA ATENÇÃO!

Aproveitem para ler tudo o que foi blogado!
Há muitas informações referentes a Vestibulares, Redações e ´Leitura e Escrita.

O que você quer de seu leitor?

Nenhuma das possíveis estruturas de texto é melhor ou mais adequada do que a outra. O interesse do leitor, no entanto, pode ser determinado pela estrutura que escolhemos para nosso ensaio. Esse interesse vai variar conforme a posição da conclusão – que deve ser sempre a parte mais interessante do texto. Assim, conhecer as partes de sua estrutura é uma estratégia para melhorar a eficiência do texto e valorizar ainda mais as idéias desenvolvidas. Não basta escrever de forma eficaz. É preciso que o autor saiba exatamente para que tipo de leitor está escrevendo. Só assim ele terá um retorno satisfatório de seu trabalho.

1. O que desperta interesse

O conteúdo do texto é o que primeiro desperta o interesse do leitor. Mas não é só isso. A linguagem e a estrutura organizada das idéias em períodos e parágrafos também têm peso definitivo. Somente se esses aspectos forem bem-estruturados é que se pode discutir ou avaliar o grau de interesse do leitor.

1a. A variação do interesse

Os gráficos que vêm a seguir mostram como varia o interesse do leitor, no caso de um texto redigido de acordo com as estruturas básicas. Ou seja, um texto bem-escrito e adequado à estrutura escolhida.

2. Na estrutura linear

O interesse do leitor, nessa estrutura, é crescente: na horizontal, temos a progressão de idéias no texto. A linha vertical registra a variação de interesse do leitor. Vamos supor que cada ponto assinalado na horizontal seja uma idéia ou um dado essencial ao desenvolvimento da argumentação. As idéias desenvolvem-se de 1 (que é a primeira idéia da introdução) até n (que é a última idéia da conclusão). Vamos, também, supor que cada ponto assinalado na vertical seja uma marca de uma hipotética escala crescente de medição do interesse do leitor. Observe que a linha de variação não começa no zero. Isso porque, se o interesse fosse zero, o leitor nem sequer começaria a ler o texto.

Para lembrar:

Na estrutura linear, o interesse do leitor vai crescendo conforme sua leitura se aproxima da conclusão. Nessa estrutura, que é indutiva, as idéias principais estão, de fato, no final do texto. O autor deve evitar que o interesse do leitor se torne decrescente.

3. Na estrutura cíclica

Essa estrutura desperta um alto interesse: as funções das linhas horizontal e vertical continuam as mesmas – a horizontal registra a progressão de idéias no ensaio; a vertical mostra a variação de interesse do leitor. Na estrutura cíclica, esse interesse se mantém alto desde o início. O motivo é que o texto começa pela conclusão, que é, em tese, a parte mais interessante do ensaio. Por essa razão, o leitor deverá manter-se interessado até o final. A linha reta, paralela à horizontal, expressa a expectativa do leitor para que o autor comprove as afirmações iniciais. A dificuldade, nesse caso, também é manter essa linha sem queda.

4. Na estrutura cíclico-linear

Aqui, o refrão renova e aumenta o interesse do leitor. Na estrutura cíclico-linear, podemos ver o mesmo crescimento de interesse do leitor que percebemos na estrutura linear. Os pontos mais altos das ondulações da linha representam a frase repetida. Nesse caso, é o refrão que volta a aparecer em intervalos regulares.

No meio do caminho tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

tinha uma pedra no meio do caminho

tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento

na vida de minhas retinas tão fatigadas.

Nunca me esquecerei que no meio do caminho

tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

no meio do caminho tinha uma pedra.

(Carlos Drummond de Andrade,

"No Meio do Caminho", in Antologia Poética)

O refrão conotativo marca o ritmo na poesia de Carlos

Drummond de Andrade

5. A estrutura ideal

Esses gráficos são representações ideais. Na realidade, nem sempre essas reações acontecem como as indicadas, por melhor que o texto tenha sido escrito. Afinal, o interesse é um aspecto subjetivo do leitor. Por isso, corremos o risco de não acertar sempre. Mas toda pessoa que escreve tem como meta principal fazer-se entender por seu leitor. Assim, precisamos estar sempre atentos às possibilidades estruturais e às características de nosso leitor, que é a razão de ser de nosso trabalho.

A estrutura linear


Caracteriza-se por definir uma seqüência de raciocínio. Nela, os argumentos vão progressivamente se somando em direção à conclusão.

Na estrutura linear as idéias têm peso e função bem diferenciados.

Cada idéia se relaciona com a anterior e também com a posterior.

As idéias, os dados, as informações ou as inferências conduzem o leitor para a questão principal, que está sempre na conclusão.

Estrutura cíclica


O que caracteriza essa estrutura é a coincidência entre a introdução e a conclusão. O texto cíclico começa pela conclusão e as mesmas idéias são sintetizadas ao final. Embora seja menos comum, na prática podemos encontrar muitos textos que se organizam ciclicamente. Por isso, não deixe de utilizá-la quando achar que é a melhor opção para o seu texto.

Para lembrar:

É preciso saber com certeza quando é melhor utilizar a estrutura cíclica. Para isso, é bom ter muito claro desde o início da redação como deve ser a conclusão, ou qual síntese ela deve fazer. Com a conclusão definida, a questão passa a ser adequar a estrutura ao objetivo do texto e também ao leitor a que ele se destina.








Português - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Como os homens se comunicam?

A comunicação humana é uma relação social que se estabelece entre duas ou mais pessoas que desejam trocar informações, idéias e compartilhar sentimentos ou conhecimentos. O ser humano utiliza inúmeros signos universais de comunicação: o choro para expressar aborrecimento; o sorriso para manifestar alegria; o beijo e o abraço para transmitir afeto. As pessoas não se comunicam apenas por meio de gestos ou símbolos: a comunicação humana é feita, principalmente, pela palavra.

Comunicação:

Humana

Posturas e gestos com valor significativo concreto.

Capacidade de gerar infinitas mensagens, combinando um número reduzido de signos, letras ou fonemas.

Relação interpessoal.

Explora o mundo, procura conhecê-lo, nomeá-lo e transmitir suas experiências.

Animal

Signos mímicos, orais e vocais com amplo valor significativo.

Não se deixa analisar em componentes.

Reação somática, estímulo-resposta.

Seu conteúdo é sempre o mesmo: reação somática ou espacial.


EMISSOR (quem fala)

Código

MENSAGEM

Referente

RECEPTOR (ouvinte)

1. O ato de comunicação

Em todo processo de comunicação intervém necessariamente um conjunto de fatores: um emissor ou pessoa que perante um estímulo codifica, elabora e transmite para outra – o receptor – uma informação ou mensagem sobre o mundo ou sobre si mesmo, dentro de um contexto. Para transmitir essa mensagem, o emissor emprega um conjunto de signos que se combinam de acordo com regras – código. Seu meio de difusão é um meio físico – o canal. Exemplo: o ar, no caso das ondas sonoras; o papel, no caso do texto impresso.

2. Comunicação lingüística

A comunicação lingüística é o sistema de signos lingüísticos usado pelos homens para transmitir seus pensamentos e sentimentos. É a linguagem que proporciona o autoconhecimento e que permite a percepção da realidade, a transmissão dos conhecimentos e o progresso humano.

3. Comunicação não-lingüística

Na vida cotidiana utilizamos freqüentemente – como emissores ou receptores – diversos signos não-lingüísticos: o sorriso amável, o aperto de mãos, os cumprimentos. São os códigos sistemáticos. Também existem os códigos sistematizados convencionais de representação gráfica (códigos de trânsito, planos, mapas e códigos numéricos). Eles auxiliam na organização e identificação das pessoas (RG, CPF) e das coisas (placas de carros, números de telefones).

4. Procedimentos não-verbais

Os principais são os pictogramas e os ideogramas:

• Os pictogramas são desenhos figurativos que exprimem um conteúdo significativo simples ou complexo, como a escrita hieroglífica egípcia, os quadrinhos, as charges.

• Os ideogramas são signos representativos de um conceito ou idéia que podem ser percebidos diretamente sem passar por seus equivalentes em palavras: símbolos abstratos das escritas cuneiforme e chinesa. Também são numerosos entre os símbolos matemáticos, físicos e químicos. Possuem, ainda, relação próxima com os logotipos, que remetem a marcas e produtos e são importantes na publicidade.

O diálogo oral


Os gestos das mãos, a expressão dos olhos, os movimentos da cabeça e as entonações da voz são muito importantes no diálogo oral. Também é decisiva a situação ambiente ou o contexto em que o diálogo acontece. Ele é influenciado pelo grau de relacionamento entre os interlocutores (o emissor e o receptor), pelo local em que se dá a comunicação e também pela idade e profissão dos falantes. O diálogo oral é o meio de expressão mais freqüente na vida do ser humano. Saber falar com fluência e corretamente é condição essencial para o sucesso na vida escolar e em todas as atividades sociais ou profissionais.

 Língua Falada


Palavra sonora


Recursos: signos acústicos e extralingüísticos, gestos, entorno físico e psíquico

Requer a presença dos interlocutores. Ganha em vivacidade

É espontânea e imediata. Uso de palavras-curinga, de frases feitas

A expressividade permite prescindir de certas regras

É repetitiva e redundante

A informação é permeada de subjetividade e influenciada pela presença do interlocutor

O contexto extralingüístico é importante

Língua Escrita

Palavra gráfica


Pobreza de recursos não-lingüísticos; uso de letras, sinais de pontuação

Comunicação. Ganha em permanência

É mais precisa e elaborada. Ausência de cacoetes lingüísticos e vulgarismos

Mais correção na elaboração das frases. Evita a improvisação

É mais sintética. A redundância é um recurso estilístico

É mais objetiva. É possível esquecer o interlocutor

O contexto extralingüístico tem menos influência





Linguagem dos meios audiovisuais


Os meios audiovisuais de comunicação, como a televisão, utilizam a linguagem jornalística em sua forma oral. A televisão apóia-se também na imagem, que exerce grande influência na transmissão da mensagem. Atualmente, a televisão é o meio de comunicação de massa mais influente na divulgação de modas, costumes e hábitos lingüísticos.



Leituras Obrigatórias - Vestibular - PUC

Título da Obra Autor

Antologia Poética (com base na 2ª edição aumentada) Vinícius de Moraes

Capitães de Areia Jorge Amado

Dom Casmurro Machado de Assis

O Cortiço Aluísio de Azevedo

Vidas Secas Graciliano Ramos

Leituras Obrigatórias

Fuvest - Vestibular 2011


Título da Obra Autor

A cidade e as serras Eça de Queirós

Antologia Poética (com base na 2ª edição aumentada) Vinícius de Moraes

Auto da barca do inferno Gil Vicente

Capitães de Areia Jorge Amado

Dom Casmurro Machado de Assis

Iracema José de Alencar

Memórias de um sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida

O Cortiço Aluísio de Azevedo

Vidas Secas Graciliano Ramos

Humanismo

O Teatro de Gil Vicente

Auto da Barca do Inferno

Farsa de Inês Pereira

O Velho da Horta

Humanismo - Texto Palaciano

Que de meus olhos partays

em qual quer parte questeys,

em eu coraçam fycays

e nele vos converteys.


Este é o vosso luguar,

Em que mays çerta vos vejo,

por que nam quer meu desejo

que vos dy possays mudar.

E por ysso que partays,

em qual quer parte questeys,

em meu coraçam fycays,

pois nele vos converteys.


Rui Gonçalves

Humanismo - A Poesia Palaciana

O Cancioneiro Geral de Garcia de Resende

A produção palaciana, cerca de 1 000 composições de mais ou menos 300 autores diferentes, encontra-se reunida no Cancioneiro Geral, organizado por Garcia de Resende, publicado em 1516.

Garcia de Resende (1470 a 1536) era cronista, poeta, desenhista, músico, compositor e servidor de três reis: D. Manuel I, D. João III e D. João II, mas o seu maior feito, sem dúvida, foi a compilação do Cancioneiro Geral que tem, inclusive, poemas de sua autoria.

A importância desse cancioneiro não está apenas na preservação da poesia palaciana, mas também no fato de cobrir três reinados (D. Afonso V, D. João II e D. Manuel). Registrando toda a produção poética desde mais ou menos 1450, permite entrever a influência, em Portugal, da corte de Castela, inclusive no bilingüismo (português e castelhano) de vários autores, além de fornecer uma antevisão dos caminhos que viriam a ser trilhados pela literatura renascentista.

Alguns autores palacianos que merecem destaque: Garcia de Resende, João Ruiz de Castelo Branco, Diogo Brandão, Jorge de Aguiar, Duarte de Brito, Sá de Miranda e Bernardim Ribeiro.

Humanismo

Características

Culturalmente, a melhoria técnica da imprensa propiciou uma divulgação mais ampla e rápida do livro, democratizando um pouco o acesso a ele. O homem desse período passa a se interessar mais pelo saber, convivendo com a palavra escrita. Adquire novas idéias e outras culturas, como a greco-latina.

Mas, sobretudo, o homem percebe-se capaz, importante e agente. Acreditando-se dotado de “livre arbítrio”, isto é, capacidade de decisão sobre a própria vida, não mais determinada por Deus, afasta-se do teocentrismo, assumindo, lentamente, um comportamento baseado no antropocentrismo. Isto implica profundas transformações culturais. De uma postura religiosa e mística, o homem passa gradativamente a uma posição racionalista.

O Humanismo funcionará como um período de transição entre essas duas posturas. Por isso, a arte da época é marcada pela convivência de elementos espiritualistas (teocêntricos) e terrenos (antropocêntricos).


Humanismo


A Prosa de Fernão Lopes
Crônica Del-Rei D. Pedro I
Crônica Del-Rei D. Fernando
Crônica de El-Rei D. João


Trovadorismo – Cantigas

Principais Tipos de Artistas Trovadorescos

Músicos e jograis

Fonte: Histoire du Monde – Le Moyen Âge – Larousse

• Trovador – Compositor, cantor e instrumentador, pertencente, na maioria das vezes, à nobreza; pela qualidade cultural, compunha uma categoria superior.

• Segrel – Nobre ou fidalgo inferior ou em decadência; compositor e cantor, geralmente andarilho e profissional, ou seja, vivia do trabalho.

• Jogral – Artista de origem popular e de pouca cultura; raramente compunha, às vezes era bailarino, e servia aos senhores feudais para distrair a corte ou o exército.

• Menestrel – Artista de origem popular, limitava-se a apresentar as composições alheias em castelos e feudos em que trabalhava.

Trovadorismo - Cantigas - Cancioneiros

• Cancioneiro de Ajuda – Cantigas originais do século XIII.

• Cancioneiro da Biblioteca Vaticana – Cópias de cantigas provavelmente do século XIV.

• Cancioneiro da Biblioteca Nacional (Colocci-Brancutti) – Cópias de cantigas provavelmente do século XV.

Trovadorismo – Cantigas de Maldizer

Mais desta seerei(4) eu escarmentado

de nunca foder já outra tal molher;

se m’ant’algo(5) na mão non poser;

ca(6) non ei(7) por que foda endoado(8);

e vós, se assi queredes foder,

sabedes como: ide-o fazer

con quen teverdes(9) vistid’e(10) calçado

Afonso Eanes do Coton

Vocabulário: 4. sairei; 5. antes me algo; 6. pois; 7. hei, há; 8. de graça; 9. tiverdes; 10. vestido.

Trovadorismo – Cantigas de Escárnio

Ai dona fea! foste-vos queixar

porque vos nunca louv’en(1) meu trobar(2)

mais ora(3) quero fazer un cantar

en que vos loarei(4) toda via

e vedes como vos quero loar

dona fea, velha e sandia(5)!


Ai dona fea! se Deus me perdon!

e pois havedes(6) tan gran coraçon

que vos eu loe en esta razon,

vos quero já loar toda via;

e vedes qual será a loaçan(7):

dona fea, velha e sandia!


Dona fea! nunca vos eu loei

en meu trobar, pero(8) muito trobei;

mais ora já un bon cantar farei

en que vos loarei toda via;

e direi-vos como vos loarei:

dona fea, velha e sandia!


Juan Garcia de Guilhade

Vocabulário: 1. citar, elogiar; 2. trovar, cantar; 3. agora; 4. louvarei; 5. louca; 6. tendes; 7. louvação; 8. mas.

Cantiga de Amigo

Trovadorismo – Cantigas




Non chegou, madr’(1), o meu amigo,

e oj’est(2) o prazo saido(3)!

ai, madre, moiro d’amor!


Non chegou, madr’, o meu amado

e oj’est o prazo passado!

ai, madre, moiro d’amor!


E oj’est o prazo saido!

Por que mentiu o desmentido?

ai, madre, moiro d’amor!


E oj’est o prazo passado!

Por que mentiu o perjurado?

ai, madre, moiro d’amor!


Por que mentiu o desmentido

pesa-mi(4), pois per si é falido(5).

ai, madre, moiro d’amor!

Por que mentiu o perjurado

pesa-mi, pois mentiu a seu grado,

ai, madre, moiro d’amor!

D. Dinis

Vocabulário: 1. mãe; 2. hoje está; 3. vencido; 4. pesa-me; 5. liquidado, morto.

Trovadorismo – Cantigas

Cantiga de Amor

Hun tal home sey eu, ay ben talhada(1),

que por vós ten a sa(2) morte chegada;

vede quem é e seed’en nembrada(3),

eu, mha dona.

Hun tal home sey eu, que preto(4) sente

de sy(5) morte chegada certamente;

vede quem é e venha-vos en mente;

eu, mha dona.

Hun tal home sey eu, aquest´óide(6),

que por vós morr’e(7) e vo-lo en partide(8),

vede quem é e non xe vos abride(9);

eu, mha dona.

D. Dinis

Vocabulário: 1. bonita; 2. sua; 3. lembre-se;

4. perto; 5. si; 6. ouça isto; 7.morre; 8. deixa-o partir; 9. não se esqueça.

MELHORE SUA PRODUÇÃO DE TEXTO

Quando se produz um texto, seja individualmente ou em grupo, deve-se ter uma série de cuidados para valorizar o trabalho realizado e respeitar as pessoas que irão lê-lo.

É importante, então, que o texto esteja bem distribuído na folha, que sua letra seja clara e legível e que haja capricho.

A apresentação física de um texto retrata seu autor ou autores

Pontos importantes a serem observados:

§ Não se esqueça de dar um título ao seu texto.

§ Coloque-o no meio da linha.

§ Deixe um espaço entre o título e o texto.

§ Desenhe as letras com cuidado: observe as hastes superiores (h, b, d, etc) e inferiores (q, p. g, etc).

§ Pingue i e j, coloque o til no lugar certo.

§ Não confunde o i com o e.

§ Use sempre o mesmo espaço dado ao 1º  parágrafo.

§ Lembre-se: travessão são colocados depois do espaço do parágrafo.

§ Evite rasuras, borrões, manchas, etc.

§ Divida as palavras corretamente ao final da linha (sílabas).

§ Use sinais de pontuação no final dos períodos.

§ Exponha, com clareza, as suas idéias. Não

exagere, não escreva demais, nem de menos; apenas o necessário.

§ Consulte sempre o dicionário. Ele garante o desenvolvimento do vocabulário.

A leitura é a melhor forma para a formatação de um bom escritor.


Alzimeire - Coord. Pedagógica

SENTIMENTOS IGUAIS, REAÇÕES DIFERENTES

Quando há o fim de uma relação amorosa entre homem e mulher, os dois ficam fragilizados, porém cada um tem uma maneira diferente de lidar com a situação.

As mulheres, em geral, sentem-se mais fragilizadas que os homens, além de sentirem-se desprezadas e acharem que sempre são culpadas pelo fim do relacionamento. Às vezes, ficam tão mal que isso se traduz fisicamente, ficando doentes e com febre. Muitas entram em depressão.

Os homens, na maioria das vezes, não reagem como as mulheres. Eles não gostam de passar para os outros uma imagem frágil e de “coitadinhos”, conversando com poucos ou nenhum amigo sobre o fim da relação. Muitos ficam em casa, isolados, ou “bebem até esquecerem”.

Realmente, eles esquecem mais rápido que elas. Os homens já estão saindo com outras mulheres depois de pouco tempo, enquanto elas só procuram outro parceiro depois de terem certeza de que a última relação está morta e enterrada. Muitas delas não conseguem superar o fim do relacionamento e começam a perseguir os “ex”. Essas mulheres precisam de ajuda. Para isso foi criado o MADA – mulheres que amam demais. Trata-se de uma ONG que ajuda essas mulheres a aceitarem que a relação já acabou.

O fim de uma relação é realmente algo triste, mas homens e mulheres não devem vê-lo como algo que não possa ser superado. Encará-lo é preciso e isso só acontece naturalmente quando cada um está bem consigo mesmo. Só assim os dois podem abrir seus corações para amarem novamente.

Vinicius Oliveira de Sousa

A Televisão e suas Divergências

A televisão se tornou um fenômeno mundial e algo indispensável no cotidiano da maioria das pessoas. Ela surgiu com o intuito de proporcionar diversão e atualmente, pela força do hábito, as pessoas assistem para dar risada, passar o tempo, se informar, seguir tendências, criticar ou mesmo pegar no sono.

Sua contribuição cultural é enorme, pois ela acaba sendo o principal meio de informação de muitas pessoas. É possível saber sobre os principais acontecimentos do mundo a todo momento e há uma grande contribuição para o esclarecimento de determinados assuntos e para a queda de antigos preconceitos. Além disso, se torna um mecanismo de distração para os problemas e para a solidão.

Lamenta-se o fato de que com o passar do tempo, a televisão se tornou um "centro" de interesses em que, muitas vezes, a verdade é escamoteada ou transmitida de uma maneira tendenciosa. Grande parte dos canais não se preocupa com a qualidade de seus produtos e sim, com os indíces de audiência, aumentando cada vez mais a presença de programas "ocos" e impróprios para determinadas faixas etárias.

Infelizmente, ocorre uma certa alienação principalmente nas classes mais baixas, que dotados de poucos recursos, vêem na televisão a esperança de melhoria de suas vidas não diferenciando o sonho da realidade. Além disso, há uma grande preocupação com a falta de controle dos pais com seus filhos, pois eles passam várias horas em frente a TV e acabam sendo os mais influenciados.

A melhoria de sua qualidade viria da crítica por parte da população e da fiscalização por parte do governo.

Marina Prearo Pizetta - CEC-COC-Santa Rita

Desarmar acabaria com a Violência?

Como a maioria das pessoas sabe, a questão do desarmamento da população civil já levantou muita polêmica, e sempre que o assunto vem à tona causa agitação entre as pessoas. Existem diversas opiniões sobre o assunto, mas vale lembrar que a violência no Brasil está descontrolada, já que cidades como o Rio de Janeiro parecem viver uma guerra interna não declarada. Portanto, é preciso analisar com cautela essa questão, e não deixar que o foco principal e de maior importância se perca, que é a segurança e o bem estar da população do país.

Algumas pessoas pensam ser desnecessário desarmar a população, por acreditarem ser a única defesa da mesma contra os criminosos. E ainda acham que o que seria realmente quase impossível é desarmar os bandidos que possuem armamentos extremamente sofisticados. Armamentos inclusive aos quais nem mesmo a polícia tem acesso.

Já outros acreditam que o desarmamento de civis é válido, já que na maioria das vezes pessoas morrem com armas da própria população, e a criminalidade só aumenta com a posse de armas desta.

Como pode-se perceber, argumentos não faltam para garantir a vontade e o ponto de vista das pessoas, mas o que está realmente faltando no Brasil são policiais competentes, honestos e que honrem seus distintivos; que lutem por um país menos violento e mais seguro. Este mesmo país de pessoas fortes, trabalhadoras, miseráveis, desempregadas, analfabetas. Pessoas que já têm tantos problemas e ainda têm que se preocupar com bandidos, ladrões, traficantes e corruptos. Será que desarmar a população civil seria suficiente para por fim à violência? Ou será que primeiro deveria se fazer valer os direitos da população? Esta talvez seria a solução mais cabível.

Adryse Marques Dias - Patrocínio-MG

3º lugar do Estado do Tocantins - Carta ao Ministro do Trabalho

Araguaína, 24 de março de 2009

Prezado Ministro do trabalho,


Todos nós somos iguais perante a lei. Será mesmo que essa lei é cumprida? Todos têm os mesmos privilégios dentro da sociedade? Estamos sujeitos às mesmas condições de trabalho e de vida? A que tipo de conceitos essa liberdade se restringe? São perguntas com respostas lógicas, porém não colocadas em prática.

Condições de trabalho decentes é um dos requisitos essenciais para se levar uma vida digna. Se um cidadão honesto não tem oportunidade de obter um emprego com determinadas condições, ele não poderá provar que é bom o suficiente, nem sequer conquistar a confiança profissional de quem quer que seja.

O fenômeno da globalização, teoricamente, entende-se pela união de todas as nações em busca do crescimento e do desenvolvimento mundial. Porém, essa globalização afeta os países de forma desigual. O resultado é que em lugares como o Brasil, a maioria continua sem emprego e consequentemente, sem dinheiro para levar uma vida melhor, ou seja, boa alimentação, bom atendimento na área da saúde e boas escolas.

Após dezenas de anos em que houve a abolição da escravidão, presenciamos exemplos de trabalho semelhante. Proprietários de terras abusam da necessidade material dos operários, sem oferecer o menor suporte aos seus empregados. Alojam-nos em estruturas provisórias e precárias, com uma alimentação pobre; levam uma vida de extrema carência. Essas pessoas não possuem condições de trabalho, não têm o mínimo de segurança e muito menos liberdade, já que se assemelha bastante com a escravidão.

Muitos trabalhadores são vítimas da falta de segurança. Serviços de altos riscos são efetuados com uma tamanha simplicidade, sem nenhum cuidado e atenção. São por esses e outros motivos que acontecem acidentes de trabalho; há eletricistas que mantêm contato com redes de alta voltagem, sem nenhum equipamento de segurança e por isso sofrendo seqüelas, que podem levar à morte. Tudo isso para tentar vencer e oferecer uma vida mais digna aos seus familiares. Muitas vezes, as empresas não investem em equipamentos o que provoca reincidência de acidentes.

Condições decentes de trabalho é direito do trabalhador. Carteira assinada, fundo de garantia, seguro desemprego, licença em caso de doença ou gravidez, férias remuneradas, décimo terceiro salário, entre outros.

As desigualdades de todos os gêneros afetam essas condições. O racismo mesmo que negado pela maioria, de uma maneira ou de outra, influencia a seleção de um candidato a um determinado cargo. A falta de equidade retarda o amadurecimento da sociedade, faz com que ela se conforme com o sistema existente, no qual presenciamos tantas discórdias, provenientes da falta de sabedoria dos governantes, que deveriam adotar políticas, que asseguram os direitos trabalhistas daqueles que lutam por uma melhoria de vida.

Por mais que lutamos e nos esforçamos, a humanidade é desumana! Mas ainda temos uma chance! Haveremos de ver uma sociedade melhor, cada um respeitando o que pertence ao próximo e os trabalhadores sendo tratados com realmente deveriam ser, sem distinção de raça, cor e classe social. Haveremos de abolir os sentimentos crueis de superioridade e assim dar e fazer jus às formas adequadas de trabalho: “Liberdade, equidade e segurança!”.

Atenciosamente,


Rachel Lyne Sussuarana de Sousa
3º lugar do Estado do Tocantins

Tecnologia Agregada ao Conhecimento

A internet é largamente utilizada no mundo contemporâneo como ferramenta auxiliar do estudo e das mais diversas informações. Uma pesquisa feita pelo Datafolha revelou que 39% dos brasileiros têm acesso ao que a ferramenta digital disponibiliza. Com a crescente massa de usuários que aderem ao mundo digital, é importante que se questione a confiabilidade e a veracidade das informações que são disponibilizadas nesse meio de comunicação.

A “web” é um meio de publicação de conhecimentos, idéias e pensamentos sejam eles quais forem. Por ser um espaço onde a interatividade e a democracia são preceitos básicos, ela acaba por não ser seletiva quanto à gama de informações de que se é depositária. A crítica então está na falta de critério que existe no mundo virtual, onde qualquer especulação pode tornar-se fonte crível para pesquisas e aquisição de informações.

Contudo, é importante ressaltar que a internet transpõe os limites físicos e oferece uma variedade imensa de títulos e obras a qualquer um que possa acessá-la. Além disso, a “web” não conecta somente máquinas, mas também pessoas, e depende delas para tornar-se cada vez melhor. Disponibiliza conhecimento vasto e na maior parte das ocasiões, verdadeiro; a um clicar de “mouse” faz com que a sociedade interaja num mundo onde seus usuários podem facilmente, se fazer “ouvir”.

Portanto, a internet deve ser vista como tecnologia agregada ao conhecimento. É vital, para tanto, que as pessoas por detrás das máquinas cumpram seus chamados “direitos e deverem virtuais” e utilizem-se de bom senso para qualquer mecanismo de disponibilização de conhecimento a que tiverem acesso. A nova tecnologia não deve ser vista com maus olhos. Afinal, os bons e velhos papel e caneta já foram considerados novidades tecnológicas um dia.

Marina Cau Ucella – 2ª Série do Ensino Médio

Beleza Apagada pela Globalização

Os padrões de beleza ocidentais invadiram países que se presam pela sua cultura típica e quase inabalável, mas com a globalização, produtos e, consequentemente padrões ocidentais, entram nos mercados da África e da Ásia, assim a população se espelha nos aspectos ocidentais, esquecendo os costumes de seu povo.

As mulheres orientais, alienadas por causa da globalização presente em seus países, perdem a identidade facial fazendo plásticas quem removem traços orientais para que elas sejam aceitas em uma sociedade que gradualmente segue padrões ocidentais. O mesmo ocorre com as africanas que se despigmentam para parecer ocidentais e serem aceitas pela cultura globalizada.

A cultura ocidental impõe seus padrões a outras culturas e quem está fora é marginalizado, então, principalmente, as mulheres que se preocupam mais com a beleza podem apresentar problemas psicológicos, com dificuldade de aceitar- se na sociedade, desenvolvendo doenças como a depressão, que desencadeia outros problemas no corpo.

Assim, as culturas orientais e africanas perdem suas identidades e ficam à mercê da cultura ocidental, que dita os padrões de beleza. Os países que estão passando por esse processo deveriam valorizar sua beleza natural, principalmente na mídia, para que os traços de beleza da população não sejam apagados pela forte tendência da globalização.

Rodrigo dos Reis Cadioli

2ª Série do Ensino Médio

“O país que temos é o pais que queremos?

Tema: “O país que temos é o pais que queremos?”

Seria até extravagante dizer que queremos um país onde a saúde é precária, a educação é defectiva, há desigualdade social, onde o desemprego é humilhante, o crime é atordoante e os políticos são incoerentes.

No Rio de Janeiro já morreram mais de cinqüenta pessoas, vítimas da dengue, e os hospitais estão superlotados, devido a uma epidemia na cidade. No Brasil, quase 20% da população é analfabeta, as escolas públicas sempre estão em greve, e o salário dos professores é muito baixo. Nossa sociedade consumista gera desigualdades e desemprego que, de certa forma empurram as pessoas para o crime. A impunidade, a má qualidade de vida, o mau exemplo dos políticos fazem de nosso território um lugar, no qual as pessoas têm medo de sair na rua.

Vendo por outros ângulos, nosso litoral é lindo, nossas florestas são abundantes, nossos animais são variados e nossa gente é guerreira, e tem capacidade para superar cada obstáculo da vida, devemos lutar juntos pelo prazer de uma pátria amada.

Lúcia Caroline 2º A

Sede de Liberdade e Justiça

Diante a esse deslize do analfabetismo no Brasil, a nossa nação tem vivido em estado de calamidade ao conhecer, através da televisão e internet, quanto o país precisa investir em sua própria educação, e em virtude do seu benefício. É lógico que para obtenção deste fator, é necessário o apoio da sociedade brasileira e assim elevar a nossa condição de país em desenvolvimento.

A falta de informação e renda, contribuem para que as pessoas continuem analfabetas, enquanto com o intuito de resistirem sem o aprendizada e conhecimento das ONG´S e escolas, partem em direção ao árduo trabalho rural ou até mesmo urbano. Provavelmente irão se estabelecer em lugares como bares, restaurantes, lanchonetes, fábricas de pequeno porte.

Em consequência disso, vivemos uma vida na ilegalidade, sendo visto pelas pessoas como um indivíduo qualquer, sem estrutura de valor. A humilhação e o desprezo são terríveis pelo fato de não poderem exercer uma profissão, em que ganhariam um sálario além de suas expectativas, um cargo que iria provar o seu esforço e dedicação.

Existem formas de redução desta drástica realidade em que vivemos; criar melhores organizações de apoio ao jovem, ampliar os antigos programas de apoio à família do adolescente, estabelecer mais vagas para a introdução desses cidadãos dentro das escolas e universidades. Sendo assim, com certeza nossa nação irá progredir, com menos ignorância e talvez mais dignidade.

Márcio Bruno Oshiro

Lúcida rotina

Olhos de preguiça misturam-se ao cambaleio dos pés apressados. E ao som do estridente sinal de entrada, os alunos, como ovelhas ordenhadas, desaparecem dos corredores. Horas depois voltam, roucos e surdos, sufocados de rotina.

Rotineira escola, em que a angústia e a insegurança insistem em persequir os imaturos pensamentos jovens. Adultos sarcásticos em volta, com seu prazer em pressionar friamente: são professores! Secos de simpatia, fortes e inteligentes.

Nada mais daquela pequena escola de que me recordo: onde aprendi a juntar as sílabas formando palavras, contar, dividir, multiplicar, onde brincava de roda e, ao final das aulas, corria com os colegas para a pitangueira, e comia os fresquinhos e maduros frutos. Sentia o roçar do vento em meus cabelos e tinha a sensação da liberdade.

Hoje, sinto apenas o gosto do concreto individualismo de uma geração egoísta e imatura que me rodeia, as ilusões e responsabilidades que me enchem de expectativas: acordei! E com uma rotineira lucidez me deparo todos os dias com essa minha realidade, e percebo que sou mais uma entre mil, responsável pela construção da história desta escola.

Carolina Garcia Fasolo

Aqueça quem tem frio

Esta chegando o inverno e mais uma vez o Colégio Honorato Jacques, juntamente com seus alunos, professores e funcionários, estão engajados na Campanha do Agasalho, para que as pessoas menos favorecidas possam se aquecer com o pouco que cada um se propõe a doar.

Sabemos que cada um fazendo sua parte, nosso inverno será mais quente, e as pessoas mais felizes. Nosso Colégio terá uma grande participação nessa ação. Unidos faremos a diferença.

Funlec, mais uma vez aquecendo a quem tem frio.

Luiz Miguel Faria Nascimento

Até Quando Determinarão a Fé Alheia?

As três obras refletem o que a Igreja faz para se manter presente nas sociedades atuais — e o fez para marcar seu nome nas antigas. Com o poder bruto nas mãos, achou-se no direito de monopolizar o conhecimento e de punir aqueles que não concordassem com seu Dogma e os atos. A denotação disso nas obras é quando Branca torna-se vitima da Inquisição por ver a religião de uma forma contrária à oficial (apesar de outros fatores terem contribuído para sua condenação). Outro — o veto do Padre Olavo a Zé do Burro por este ter se levado por sua própria fé, não pela a Fé que a Igreja determina. Os monastérios detinham o conhecimento para garantirem que esse, nas mãos do povo ou de outras pessoas, não deturpassem a devoção católica. À época medieval, contudo, os interesses eram mais econômicos que religiosos. Hoje — na obra O Pagador de Promessas — a postura do Padre ainda é de poder, herdada pela história de sua religião, mas também é acuada. Pois ele nada poderia fazer para punir a “heresia” do personagem, protagonista — sabia ele que a Igreja perdia terreno entre os fiéis, e outras crenças sobrepunham-se à cristã.

O homem, sem conhecimento, só podia recorrer a Deus. E isso só fazia se por meio da Igreja Católica. A falta de liberdade o comprometia sem mesmo um dedo para fazer isso. A eles, outros valores eram superiores ao da Igreja porque eram estes praticados. O fato do noivo de Branca ter deixado tirarem sua vida por causa dela é um forte exemplo do inicio das relações interpessoais — o amor, a amizade. Por mais que algumas fossem falsas, Zé do Burro foi preocupação de muita gente que quis ajudá-lo. O fator coletivo, por mais que frágil, era existente.

O fim de O Pagador de Promessas e O Santo Inquérito é trágico: as duas personagens protagonistas morrem em nome da causa cristã e dos interesses católicos. Nisso, há denotado que a morte foi — para eles — a única solução dos problemas terrenos. E todas as obras têm o objetivo de visar à liberdade acima das outras coisas, como forma de se chegar a Deus.

Vovôs e Vovós Antenados

A expectativa de vida tem melhorado muito com o passar dos anos e, com ela, vem crescendo o numero de idosos preocupados com a sua saúde e bem-estar.

As academias já têm horário reservado, aulas e profissionais adequados para essa faixa etária que vem surpreendendo o Brasil e o mundo com o seu vigor e sede de saúde. Os vovôs e vovós estão se cuidando mais, em todos os sentidos, porque sabem que depois da aposentadoria ainda tem muito tempo a ser aproveitado. Eles não vêem mais a terceira idade como os últimos anos de suas vidas, mas sim, o começo de uma fase longa se bem aproveitada, e se souber dar a ela os cuidados necessários, uma fase de muita felicidade, onde vão poder aproveitar um pouquinho de todos os longos e árduos anos de trabalho e grandes responsabilidades.

Esse novo perfil do idoso tem servido de exemplo para uma juventude perdida e adultos cansados e frustrados.

O esporte, a dança, o artesanato são as atividades mais escolhidas por esse grupo de pessoas, que se destacam no que fazem, principalmente por fazerem com prazer. Isso os ajuda a olharem para o futuro e verem que ainda podem ser vividos muitos momentos bons e prazerosos.

O idoso com uma expectativa de vida maior é um idoso com maior chance de ser feliz.

O Renascer da Terceira Idade

Ao pensar em idoso, pode ser que venha à mente a imagem de um homem bem velhinho de cabelos brancos, sentado em uma cadeira de balançar, completamente despreocupado com a vida. Porém, esse é um caso que tem sido mudado cada vez mais.

Há tempos, a vida já era planejada por muitos: crescer, trabalhar, formar uma família, criar os filhos e esperar pela morte. Aparentemente uma forma grosseira de se pensar, mas muito concreta. O idoso antigo queria apenas ter tido sucesso em seu trabalho, ter criado bem seus filhos e curtir uma velhice tranqüila, na qual pudesse descansar.

Hoje, eles pensam completamente diferente, querem aproveitar tudo o que não tiveram oportunidades de fazer na juventude e, para muitos, o maior desejo é o de estudar. Grande parte da população teve dificuldades financeiras quando jovem, então muitos não tiveram escolhas, e acabaram por não poder experimentar o mundo do conhecimento. Contudo, deixaram de lado que envelhecer é só esperar pela morte, e passaram a fazer por onde e correr atrás de suas metas. Começaram a expandir seus horizontes para fazer coisas nada comuns até outros tempos, para pessoas idosas.

Já se tornou comum estar na praia e ver um velhinho correr na areia, ir à academia e se deparar com uma senhora de idade que aprendia a dançar, ou ir à casa de alguém e observar os avós jogarem vídeo game com os netos, ou estar no computador.

Esse novo perfil do idoso tem feito com que cada vez mais, a expectativa de vida aumente, pois eles estão preocupados em ser feliz, e não mais se lamentam pelo que gostariam de ter feito.

Viagem para um Mundo Melhor

Abriu os olhos e não conseguiu acreditar no que via. Júlio estava em um lugar mágico e perfeito, com árvores de todos os tons e frutos magníficos. Gramíneas de um tom verde irrevogável e mais ao fundo uma casa antiga que parecia lembrá-lo uma fazenda. Júlio tinha quinze anos e sempre foi um garoto alegre e sonhador. Desde novo era apaixonado pela natureza, e seus lugares favoritos sempre foram os que envolviam esse tipo de cenário.

Júlio não sabia por onde ir. Por todos os lados que olhava, via um brilho e uma beleza de fascínio singular. Mas por dentro ele sentia uma sensação que não podia explicar. Estava em um mundo rodeado de problemas. Com a ação do homem, a natureza e os recursos naturais estavam cada vez mais escassos. Sentia que precisava ajudar e mudar essa situação. Não sabia por onde começar, mas teve que agir.

Foi caminhando devagar, por entre as árvores, até que chegou à casa que de longe avistara. No alto estava uma placa, que dizia: “É com as pequenas ações de cada um, que vamos conseguir mudar o mundo.” Era mesmo um lugar magnífico. Encontrou pela porta duas crianças que mais pareciam dois anjinhos brincando por ali. Foi recebido por eles e logo em seguida apareceu Tony – um homem que dedicou sua vida inteira àquele lugar.

Ele convidou Júlio para entrar e Tony explicou que sempre foi uma pessoa que pensava em ter um mundo melhor. Mas com os tempos atuais, toda essa situação se agravara. Era um mundo de poluição, desmatamento e irresponsabilidade de muitas pessoas. Entretanto, Tony criou um lugar onde pudera viver saudável, feliz e com a certeza de que seu dever estava sendo cumprido.

E depois de uma longa conversa, Tony levou Júlio para conhecer melhor o lugar. Ali, a natureza era preservada de uma forma jamais vista. As plantas, os animais e a água pura e cristalina demonstravam sinais de gratidão. Era um verdadeiro paraíso.

Júlio sentiu dentro de si que tudo se passava muito rápido e de repente ele se viu entre quatro paredes. Era sonho e ele não pôde acreditar. Tudo passava tão nitidamente que ele não conseguiu entender.

Mas, apesar de tudo, ele guardou dentro de si uma mensagem, que levaria consigo para sempre; “buscar um mundo melhor não é impossível, é apenas um grande desafio”!

Nunca é Tarde para recomeçar

Abriu os olhos e não conseguiu acreditar no que via. Para ela foi uma total decepção. Ficou desesperada. Márcia, uma mulher linda, cheia de planos e sonhos. Ver seu marido aos beijos com outra mulher, muito mais bonita que ela, não foi nada fácil. Ela voltava da empresa onde trabalhava quando avistou seu marido, Pedro, aos beijos com outra mulher.

Pedro era um homem honesto, cheio de qualidades, que parecia ser fiel. Márcia confiava muito nele. Estavam casados há nove anos. Era um casamento perfeito, em que os dois faziam sua parte. Amavam-se muito, amavam muito a filha Patrícia, de sete anos e eram muito unidos. Trabalhavam muito para satisfazerem as vontades um do outro. Pedro não tinha razões para trair sua mulher, que estava sempre o ajudando.

Naquele momento tão difícil, Márcia não sabia o que fazer. Tentou se acalmar, respirou fundo e entrou no restaurante onde Pedro e a amante estavam. Quando ele viu sua mulher, levantou apressadamente da mesa onde estava e começou a gaguejar para Márcia. Disse que não era aquilo que ela estava pensando. Márcia estava triste, assustada, mas estava certa do que ia fazer. Tirou a aliança e a jogou em Pedro, agora seu ex-marido.

Márcia, disfarçando, saiu calmamente do restaurante e chamou um táxi. Pedro correu atrás dela, mas de nada adiantou, pois ela o ignorou e entro no carro. Ela chegou em sua casa em segurança e algum tempo depois, Pedro tocou o interfone. Márcia não o atendeu, apenas colocou todas as roupas dele em uma mala e jogou pela janela. Pedro foi embora, calado.

Após aquele dia tão perturbado, Márcia evitou falar no ex-marido. Disse para sua filha que o pai dela havia viajado e demoraria voltar.

Um bom tempo se passou, o casamento de Márcia e Pedro realmente terminou. Ela não podia conter sua tristeza. Sentia saudades dele, mas não podia perdoar aquela terrível traição. Márcia conheceu Eduardo, um colega de trabalho que estava sempre ao seu lado, mas que ela nunca enxergou. Ele era um homem charmoso, responsável e apaixonado por ela. Ela adorava o jeito que ele a olhava e também adorou quando ele a convidou para sair. Foram a um rico restaurante. Márcia se divertiu ao lado de Eduardo e notou que ele era um homem muito especial. Ela começou a ver o mundo de uma maneira diferente. Viu que vale a pena recomeçar e tentar ser feliz novamente. Márcia com certeza conseguiria. Foi uma noite inesquecível.

O Mundo Impossível

Abriu os olhos e não conseguiu acreditar no que via. Ele olhava para seu quarto, estava destruído. Carlos era um cidadão comum, fazia faculdade de engenharia o dia todo, por isso não tinha nada de tanto valor no seu medíocre apartamento alugado. Por que o roubaram? Perguntava-se. Ficou três minutos sentado em sua cama para avaliar o estrago. Estava em choque.

Levantou-se, caminhou pelo quarto, sua televisão parecia ter sido desmontada, restaram apenas os fios e a tela espatifada ao chão. "Idiotas!", resmungou, “pelo menos deviam ter levado-a inteira”. Estava inconformado de terem feito isso, tinha um sono leve, não era possível terem feito tanto estrago sem despertá-lo. Desesperado, lembrou-se de seu computador. No dia anterior tinha terminado sua monografia sobre "como sobreviver sem o petróleo". Começou repentinamente a chorar em meio a gritos. Seu computador estava semelhante à televisão, espatifado ao chão, um amontoado de cacos e fios. Correu pela casa, para ver se havia perdido algo mais. Várias coisas, como seu cartão de créditos, sua "coleção" de saquinhos de supermercado, seu essencial pacotinho de chicletes, suas vasilhas de "um real", haviam desaparecido. "Pivetes", falou ele com um canto da boca espumando. Não conseguia montar um nexo para esses furtos aleatórios.

Decidiu ir à policia. Vestiu seu roupão, procurou seus chinelos, não encontrou. Calçou suas pantufas e desceu as escadas do prédio. Chegando à garagem, a imagem que via era aterrorizante. Todos os pneus, de todos os carros, haviam sido roubados. Podiam roubar tudo, menos encostar em seu singelo carrinho. A expressão de raiva deformava seu rosto, ao se deparar com seu automóvel sem maçanetas, sem pára-choques, sem retrovisores e mais outros tantos acessórios, que comprara guardando sua mesada de anos. Olhou pelo vidro, os assaltantes haviam roubado também sua gasolina. “Era demais”, pensou ele.

Ao passar pela portaria, fez cara de repulsa ao porteiro, possivelmente teria dormido, ao invés de cuidar da segurança. Ao sair, deparou-se com a cidade lotada, no entanto não havia carros, ou bicicletas, como usualmente, todos estavam a pé. O asfalto havia sumido, em seu lugar havia só cascalho. Na esquina encontrava-se um garotinho vendendo jornais como antigamente, aproximou-se e conseguiu ler a manchete principal: "População não tem mais o que reciclar, o petróleo acabou!". Sentiu um sopro no peito, aquelas palavras pareciam ter saído de sua monografia. Ficou em estado de choque novamente. As coisas começavam a se organizar em sua cabeça. O petróleo havia acabado e todos os seus derivados sumiram com ele. Não havia mais plásticos, borrachas, asfalto, nem goma de mascar. “Que horrível!”, pensou ele. Seus pensamentos logo foram interrompidos por um barulho estridente que fazia em sua cabeça. Caíra ao chão.

Abriu os olhos e não conseguiu acreditar no que via. Sua televisão estava de volta no lugar, intacta. Descobriu que o barulho estridente era do despertador. Calçou seus chinelos, deteve-se por um momento e pensou o quanto maluco ele era. Dormira pensando em sua monografia. Ainda faltava um mês para sua entrega. Levantou-se, encaminhou-se à cozinha, apanhou sua caneca plástica predileta, tomou seu café matinal, como se fizesse pela primeira vez. Caminhou pela casa, pegou um chiclete no pacotinho, e pôs na boca. Ligou o computador, abriu sua monografia e colocou um novo título: "A impossível vida sem o petróleo".

Paulo - Patrocínio-MG

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

MATERIAL PARA ALUNOS E PROFESSORES

Meus queridos, ainda não atualizei com os materiais que prometi porque estou corrigin do as Avaliações Diagnósticas de todos os meus alunos. Muito em breve será atualizado.
Beijos

domingo, 13 de fevereiro de 2011

VOLTA ÀS AULAS

... O tempo é algo que não volta atrás.

Por isso plante seu jardim e decore sua alma,

Ao invés de esperar que alguém lhe traga flores ...

William Shakespeare

DEUS DE PROMESSAS - TOQUE NO ALTAR

Sei que os teus olhos

Sempre atentos permanecem em mim

E os teus ouvidos

Estão sensíveis para ouvir meu clamor

Posso até chorar...

Mas a alegria vem de manhã

És Deus de perto e não de longe

Nunca mudaste, tu és fiel


Deus de aliança, Deus de promessas

Deus que não é homem pra mentir

Tudo pode passar, tudo pode mudar

Mas Tua palavra vai se cumprir


Posso enfrentar o que for

Eu sei quem luta por mim

Seus planos não podem ser frustrados

Minha esperança está

Nas mãos do grande Eu sou

Meus olhos vão ver o impossível

Acontecer...

DEUS ESTÁ NOS CHAMANDO

Deus está nos chamando...


Posso ouvir a Sua voz

Dos quatro cantos dessa

Terra


Sua palavra é veloz

Ouve, Acorda, Levanta!!!


Amada Noiva de Jesus

Igreja Viva,

Igreja Santa Valente

Filha lá da Cruz

Os tempos e as estações avisam:


"O grande dia do Senhor já vem!"

Prepara o teu coração

Pra nunca te faltar a unção!


O Espírito de Deus está fluindo

E sendo derramado com poder

Prepara todo o teu ser,

Para Jesus te receber!

Composição: Ludmila Ferber

COMO LIDAR COM A FALTA DE PACIÊNCIA

Tenho a impressão de que as pessoas não sabem mais o que é paciência. Clientes, colegas de trabalho, chefes e subordinados, todos literalmente “perderam a paciência” e não sabem mais onde encontrá-la. Até nossos melhores amigos parecem tê-la perdido em algum lugar. Isso sem falar de nossos familiares. Maridos, esposas, filhos, noras, genros, cunhados, primos, tios, todos vivem numa impaciência sem limites. Onde foi parar a paciência das pessoas?


A paciência é uma virtude que não pode ser confundida com a tolerância excessiva, com a aceitação da falta de qualidade, com o não cumprimento do dever. Uma pessoa paciente não é aquela que aceita tudo. É aquela que tem domínio sobre o seu ser. Tanto é verdade que o contrário da paciência é a ira, a raiva, a falta de controle sobre suas emoções. E os melhores sinônimos da paciência são a serenidade e paz de espírito ou ainda a capacidade de resistência a influências externas e o domínio da própria vontade. Assim, quando digo que as pessoas estão “perdendo a paciência”, quero dizer que elas estão perdendo o controle sobre si mesmas e perdendo o domínio da própria vontade e se deixando levar pela emoção e não pela razão.

Benjamin Franklin afirmava que “quem tem paciência, obtém o que deseja” e Isaac Newton disse: “Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento”.

A paciência é, pois, uma virtude que deve ser cultivada pelas pessoas. Ela pressupõe um exercício constante de empatia – ou seja – de se colocar no lugar das outras pessoas. Requer a humildade para respeitar opiniões alheias mesmo que delas discordando. E para viver com saúde e qualidade nos dias de grande mudança em que vivemos é preciso muita paciência.

Pense nisso. Sucesso!!

CAMPANHA DE JEJUM DAS RIQUEZAS DE ABRAÃO

Neste sábado, 12 de fevereiro, o apóstolo Estevam Hernandes e a bispa Sonia Hernandes ministram a abertura do Jejum das Riquezas de Abraão no Renascer Hall. No culto das 19h30, com base no texto que está em Gênesis 12.7-9, o apóstolo falou sobre o tema: “Começar a tua conquista em Betel, a Casa do Senhor”.


“Quem fica tenso quando tem que tomar uma decisão importante?

Todos nós. Imaginem então o que representava para Abraão o chamado de Deus... Representava abandonar o passado e sair para enfrentar o que ele não conhecia. É isso que Deus tem feito, Ele tem se revelado ao homem.”

Betel era a primeira parada, que significa “Casa de Deus”, afirmou o apóstolo. “Abraão vai para o deserto e para em Betel. Deus se manifestou ali para Abraão e ele foi impactado. E tenho certeza que ele vai impactar sua vida também”, disse ele.

Como podemos alcançar a vitória?

1. Tendo experiência com Deus. “Não há prosperidade sem antes ter uma experiência com Deus. Não tem como inverter as coisas. Entregue seu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará. Por isso, busque uma experiência com Deus... Quando tenho uma experiência verdadeira com Deus estou preparado para ser próspero. Depois da experiência, Deus pode encher suas mãos porque quanto mais Deus te der, mais você será um abençoador.”

2. Estando na Casa do Senhor. “Deus vai te enriquecer segundo suas as infinitas riquezas. Abraão era rico e invocava o nome do Senhor. O religioso tem medo de prosperidade porque não tem experiência com Deus. Abraão ficou rico, mas voltou para Betel, para a Casa do Senhor, onde havia recebido o milagre. Lá, ele invocou o Senhor novamente e foi visitado! E você será abençoado e voltará a Casa do Senhor para invocar o nome daquele que te abençoa.”

3. É preciso vencer a carne. “Ela ocupa o local da promessa que Deus tem para você. Não há homem, nem carne ou sangue, que possa vencer o Senhor. Todas as manifestações carnais estão vencidas na minha vida, em nome de Jesus! A carne não pode te acusar. Em Betel, temos a vitória contra o inferno (Mateus 16.18). Ninguém pode vencer a Igreja. Em Betel há vitória contra todas as obras de Satanás! Estamos assentados com Jesus em Betel!”.

O local de ser marcado por Deus é Betel, prosseguiu o apóstolo. “Deus marcou Abraão e Jacó em Betel (Gn 28.18-28). Jacó estava voltando para a região onde Abraão tinha tido as conquistas, para entre Ai e Betel. Ele começou a buscar a Deus, pois ele tinha um grande desafio. Mas neste desafio, em Betel, Deus tem um grande livramento! Quando ele estava em Betel, veio o anjo do Senhor. Jacó estava chorando e pediu para que Deus o abençoasse. Ele não largou o anjo enquanto não recebeu o milagre. Não olhe para os lados quando você precisa de um milagre! O anjo do pacto do Senhor está entre nós.”

A Igreja é o verdeiro Israel de Deus e em Betel, esta marca cai sobre sua vida, disse ele. “A partir de hoje começa um novo tempo nas nossas vidas. Este jejum está abrindo grandes e poderosas portas nas nossas vidas!”.

A campanha de Jejum terá a duração de 12 dias, com o tema central “As riquezas de Abraão”. Cada dia a campanha terá um tem especifico. Confira:

1º Dia (14/02) - Receber a chamada para a prosperidade.

2º Dia (15/02) - Erguendo altares ao Deus sempre presente (O Emanuel).

3º Dia (16/02) - Receber as riquezas do Egito.

4º Dia (17/02) - Recebendo a vingança de Deus contra os usurpadores (aproveitadores).

5º Dia (18/02) - Conquistar o impossível

6º Dia (19/02) - Dar os maiores dízimos que você já pôde dar.

7º Dia (21/02) - Rejeitar as riquezas de Sodoma e Gomorra pela benção de Deus.

8º Dia (22/02) - Receber a herança dos estrangeiros, a tua Berseba.

9º Dia (23/02) - Abrir poços de prosperidade.

10º Dia (24/02) - Conquistar patamares sociais mais elevados.

11º Dia (25/02) - Receber a benção de prosperidade do judeu e a do estrangeiro.

12º Dia (26/02) - Voltar à Casa de Deus (Betel) mais rico e próspero.


Baixe a Cartilha Jejum Riquezas com as orações no link abaixo:

http://www.igospel.org.br/

Texto: Pra Cláudia Pires

Fotos: Gilberto Teles

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

RETORNO ÀS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

Hoje se inicia mais um Ano Letivo e, com certeza, Deus tem muito para todos aqueles que tem Ele com seu único Pai.
É tempo de novos desafios, de novas conquistas e muitas vitórias. Corramos atrás de nossos ideais com muita determinação.
Que Deus nos abençõe em nossa caminhada!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

I REIS 17-1

1 ENTÃO Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.



1 Now Elijah the Tishbite of the inhabitants of Gilead, said unto Ahab, As the Lord liveth the God of Israel, before whom I stand, that in these years there will be no dew or rain, but according to my word.

INVEJA

A inveja é uma vilã, porque ela tem dois lados extremamente ariscados. Primeiro, porque a pessoa que sente inveja é inimiga de si mesmo, descaracterizando-se e nunca se sentido suficiente, desprezando o fato que Deus a criou conforme a sua imagem e semelhança. Mesmo dentro de suas limitações, podendo ser o que nasceu para ser, explorando as virtudes que estão dentro de si. Alguns chegam ao extremo de querer eliminar, difamar e acentuar as fraquezas de outros, criando situações constrangedoras.


Por outro lado, tem a pessoa que se sente invejada. Essa pode está cheia de orgulho. Tanto a inveja quanto o orgulho aparece na lista dos chamados “pecados capitais”.

Entendo que a pessoa que se sente invejada, sente-se muito boa para alcançar tal condição. Pessoas orgulhosas e altivas, sempre acham que alguém esteja querendo ser elas, pensam que aqueles que se aproximam querem apenas tirar "vantagem" de sua condição de “o/a melhor”. Pessoas assim, estão sempre desconfiadas e com respostas prontas para aqueles que não conseguem lidar com sua soberba, que é: “estão com inveja de mim” ou “queriam ser eu”.

A receita melhor para vencer a inveja e o orgulho é andar no Espírito (Gl 5.16), esse foi o encorajamento que o apóstolo Paulo deu aos Gálatas e continuam ecoando aos nossos dias, à igreja ou a quem quiser endireitar as veredas.

Sejamos simples, lutando para identificar em nós qualquer indício de inveja, assim também como o do orgulho para não sermos vencidos pela nossa arrogância com disfarce de humildade e deixamos que o Espírito Santo controle nossa vida. “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito” (Gl 5.25).

GÁLATAS 5

16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.

25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.

On the other hand, have the person who feels envy. This can is filled with pride. Both envy and pride appears in the list of so-called "deadly sins".


On the other hand, have the person who feels envy. This can is filled with pride. Both envy and pride appears in the list of so-called "deadly sins".

I understand that the person who feels envy, she feels very good to achieve that condition. Haughty and proud people, always think that someone is willing to be they think that those who come just want to take "advantage" of their status as "him / her better." People like that are always suspicious and with ready answers for those who can not cope with their pride, that is, "are jealous of me" or "I wanted to be."

A better recipe for overcoming jealousy and pride is walking in the Spirit (Galatians 5:16), it was encouraging that the apostle Paul to the Galatians and still echoing to the present day, to church or who want to make straight paths.

Let's be plain, struggling to identify any evidence of us envy, so as not to be proud of the vanquished by our arrogance guise of humility and let the Holy Spirit controls our lives. "If we live in the Spirit, let us also walk in the Spirit" (Galatians 5:25).

Galatians 5

16 I say then, Walk in the Spirit and not fulfill the lust of the flesh.

25 If we live in the Spirit, let us also walk in the Spirit.

CEIA DE OFICIAIS - FEVEREIRO

A Paz a Todos!

Amanhã tem Ceia de Oficiais.
Acesse o site http://www.igospel.org.br/
Veja o horário e local.

Não Faltem, você tem uma Aliança com a Igreja de Jesus Cristo!