Leitor
Ativo Toda criança é um leitor que realiza um esforço cognitivo para
processar e atribuir significado ao que está escrito. Com isso, interpreta.
Tudo o
que um estudante sabe antes de ler compõe os chamados esquemas de pensamento,
que influenciam o que ele compreende.
O
professor
Contexto
de produção Quem é o autor? Em que época escreveu? Quais suas possíveis
intenções? Cabe ao professor ajudar cada aluno a enxergar esses aspectos.
Contexto
de leitura
Para que
lemos um texto? Estabelecer um objetivo claro (considerando o que a turma já
sabe) é fundamental para dar sentido à tarefa.
O texto
Forma Por
possuir estruturas diferentes, cada gênero desperta expectativas distintas.
Explorar suas características oferece pistas para antecipar a interpretação.
Conteúdo
Para
motivar, o tema deve estar ligado aos interesses de quem lê. E o professor de
cada disciplina tem de direcionar o olhar da turma para aspectos específicos de
sua área.
Leitura e
procedimentos de estudos em todas as disciplinas
Nos links
abaixo, você encontra reportagens sobre a leitura em cada disciplina e
planos de aula com sugestões de como ensinar cada procedimento de estudo.
ARTE
Em Arte, é preciso ensinar a ler textos sem palavras
Gêneros privilegiados
• Imagem
• Texto verbal
• Filme Procedimento de estudo
• ComentárioPlano de aula: Leitura de quadro e produção de comentário
Em Arte, é preciso ensinar a ler textos sem palavras
Gêneros privilegiados
• Imagem
• Texto verbal
• Filme Procedimento de estudo
• ComentárioPlano de aula: Leitura de quadro e produção de comentário
CIÊNCIAS
Conhecer textos expositivos e instrucionais para questionar
Gêneros privilegiados
• Texto instrucional
• Texto jornalístico
• Texto expositivo Procedimento de estudo
• RelatórioPlano de aula: Leitura de reportagens e produção de resumo sobre a Amazônia
Conhecer textos expositivos e instrucionais para questionar
Gêneros privilegiados
• Texto instrucional
• Texto jornalístico
• Texto expositivo Procedimento de estudo
• RelatórioPlano de aula: Leitura de reportagens e produção de resumo sobre a Amazônia
EDUCAÇÃO
FÍSICA
Ler o que o corpo produz
Gêneros privilegiados
• Linguagem corporal
• Texto instrucional Procedimento de estudo
• Esquema gráfico Plano de aula: Leitura da linguagem corporal e produção de esquemas gráficos sobre jogos
Ler o que o corpo produz
Gêneros privilegiados
• Linguagem corporal
• Texto instrucional Procedimento de estudo
• Esquema gráfico Plano de aula: Leitura da linguagem corporal e produção de esquemas gráficos sobre jogos
Leitura de mapas e paisagens
Gêneros privilegiados
• Texto jornalístico
• Mapa
• Texto literário Procedimento de estudo
• Croqui cartográfico Plano de aula: Leitura de mapas e produção de croquis sobre desmatamento da mata Atlântica
HISTÓRIA
A leitura crítica de fontes históricas
Gêneros privilegiados
• Texto literário
• Imagem
• Texto jornalístico Procedimento de estudo
• Relato Plano de aula: Leitura de documentos e produção de relatos
A leitura crítica de fontes históricas
Gêneros privilegiados
• Texto literário
• Imagem
• Texto jornalístico Procedimento de estudo
• Relato Plano de aula: Leitura de documentos e produção de relatos
LÍNGUA
ESTRANGEIRA
A importância do contexto
Gêneros privilegiados
• Biografia
• Texto jornalístico
• Texto instrucional
• Canção Procedimento de estudo
• Esquema Plano de aula:Leitura e escrita de biografias
A importância do contexto
Gêneros privilegiados
• Biografia
• Texto jornalístico
• Texto instrucional
• Canção Procedimento de estudo
• Esquema Plano de aula:Leitura e escrita de biografias
LÍNGUA
PORTUGUESA
Explorar a diversidade, priorizando gêneros literários e opinativos
Gêneros privilegiados
• Poema
• Crônica
• Conto
• Texto opinativo Procedimento de estudo
• Roteiro Plano de aula: Leitura de poema análise semântica
Explorar a diversidade, priorizando gêneros literários e opinativos
Gêneros privilegiados
• Poema
• Crônica
• Conto
• Texto opinativo Procedimento de estudo
• Roteiro Plano de aula: Leitura de poema análise semântica
MATEMÁTICA
Problemas matemáticos sem problemas
Gêneros privilegiados
• Enunciado de problema
• Tabela e gráfico Procedimento de estudo
• JustificativaPlano de aula:Leitura de problemas com frações e anotações
Problemas matemáticos sem problemas
Gêneros privilegiados
• Enunciado de problema
• Tabela e gráfico Procedimento de estudo
• JustificativaPlano de aula:Leitura de problemas com frações e anotações
Ensinar
estratégias que os leitores experientes usam
Mais
sobre leitura
Reportagens
Artigos
Vídeos
Especial
Antes de
começar, vale a pena refletir um pouco sobre a tarefa à sua frente. Você já se
perguntou o que significa ensinar alguém a ler? Mais que isso: o que é ler? Um
passeio pela origem da palavra ajuda a esclarecer. Do latim lego,
"ler" significa, entre outras coisas, "colher" e
"roubar". O primeiro termo aponta para um tipo de leitura em que o
sentido do texto já está pronto, totalmente determinado. Ao leitor, caberia só
captar - colher - o que o autor quis dizer. A essa concepção, dominante até
pelo menos os anos 1970, contrapõe-se a indicada pelo segundo termo.
"Roubar", no caso, equivale a dizer que o autor deixa de ser dono
absoluto do que escreve: com base no que lê e em seus saberes prévios, o leitor
também constrói sentidos.
Por essa
perspectiva, os textos nunca dizem tudo: para se completarem, dependem da
interpretação de quem os lê. Essa ideia, presente na maioria dos estudos mais
recentes sobre o tema, não significa que o leitor seja livre para atribuir
todos os sentidos que quiser. É aqui que entra o ensino: cabe ao professor
fornecer indícios para a compreensão - algo essencial, ainda mais considerando
que os estudantes são, em sua maioria, leitores em formação.
"Progressivamente, cada um estabelece um diálogo próprio com o texto - e a
leitura se torna autônoma", afirma Claudio Bazzoni, assessor de Língua
Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e selecionador do
Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.
Encaminhar
a turma para entender o que lê inclui ensinar uma série de estratégias de que o
leitor experiente lança mão inconscientemente quando se depara com um texto.
Uma das mais essenciais diz respeito aos objetivos de leitura: por que estou
lendo isso? A resposta a essa questão influi muito na maneira como o faz: se é
por prazer, pode ler na cama, pular as partes chatas e até desistir. Se a
intenção é estudar as ideias do autor, provavelmente terá um lápis à mão e,
compenetrado, registrará os conceitos mais importantes. Agora, se quer
encontrar, digamos, uma estatística importante, basta passar os olhos,
localizar o número, anotá-lo em algum lugar e fechar o livro.
Também é comum explorar o texto antes de ler. No caso de um livro, vale passear
pela capa, explorar a biografia do autor na orelha e dar uma olhada no índice.
No jornal, títulos, subtítulos e fotos captam a atenção. Ao mesmo tempo, cada
um compara o que está escrito com seus conhecimentos (o que sei sobre o
conteúdo do texto?) e se indaga: o que espero encontrar aqui?
No
momento da leitura, todo leitor confirma ou retifica suas expectativas sobre o
que imaginou encontrar. Também se interroga continuamente para saber se entende
o que lê (qual a ideia fundamental do texto? Captei os argumentos principais?).
Nesse processo, talvez abra o dicionário para procurar o significado de uma
palavra desconhecida - ou, se decidir que ela não é central para sua
compreensão, simplesmente segue em frente. No fim, dependendo dos objetivos
(lembra-se deles?), pode escrever uma síntese do que leu ou incorporar trechos
para uma apresentação. Ou, ainda simplesmente acolher outros pontos de vista
que também contribuam para a interpretação.
Estes
servem para todos…
Dois
procedimentos de estudo ajudam a leitura em todas as áreas e devem ser
ensinados por todo o corpo docente.
COMPLEMENTO
Grifos podem destacar palavras essenciais para a compreensão. Já as anotações desenvolvem, com mais detalhes, o que o conceito em evidência significa.
Grifos podem destacar palavras essenciais para a compreensão. Já as anotações desenvolvem, com mais detalhes, o que o conceito em evidência significa.
Anotação
e sublinhado
Antes de sair grifando ou anotando, cada aluno deve
ter claro o motivo da tarefa. Se a opção é destacar apenas as palavras-chave,
anotações à margem podem comentar o que o termo escolhido expressa. Já se a
intenção é revelar argumentos, por exemplo, os grifos devem destacar ideias
completas. É essencial, ainda, que você oriente a turma a ler o texto todo
antes de anotar (fica mais fácil perceber o que é relevante) e não grifar
trechos enormes (com tudo destacado, o destaque perde a função). Além disso,
nem todos os parágrafos têm passagens importantes.
SEM CÓPIA
Estruturas
como a da foto, com destaque para os blocos significativos do texto, auxiliam
alunos ciantes e evitam que os resumos virem transcrições. Clique para ampliar
Resumo
Ao
produzir textos que sintetizem os originais, uma alternativa é dividir o
escrito nos blocos em que ele se estrutura (num texto opinativo, uma
classificação possível é apresentação do tema, argumentação, conclusão e
possíveis sugestões de solução). Considerar esses blocos ajuda a evitar o
problema das cópias desenfreadas: você pode propor uma estrutura de resumo com
algumas frases que os conectem (veja na foto). Conforme a turma avança, você
pode ir suprimindo essas passagens até que a escrita seja, de fato, autônoma.
Leitura e
procedimentos de estudos em todas as disciplinas
Nos links
abaixo, você encontra reportagens sobre a leitura em cada disciplinae
planos de aula com sugestões de como ensinar cada procedimento de estudo.
ARTE
Em Arte, é preciso ensinar a ler textos sem palavras
Gêneros privilegiados
• Imagem
• Texto verbal
• Filme Procedimento de estudo
• ComentárioPlano de aula: Leitura de quadro e produção de comentário
CIÊNCIAS
Conhecer textos expositivos e instrucionais para questionar
Gêneros privilegiados
• Texto instrucional
• Texto jornalístico
• Texto expositivo Procedimento de estudo
• RelatórioPlano de aula: Leitura de reportagens e produção de resumo sobre a Amazônia
Em Arte, é preciso ensinar a ler textos sem palavras
Gêneros privilegiados
• Imagem
• Texto verbal
• Filme Procedimento de estudo
• ComentárioPlano de aula: Leitura de quadro e produção de comentário
CIÊNCIAS
Conhecer textos expositivos e instrucionais para questionar
Gêneros privilegiados
• Texto instrucional
• Texto jornalístico
• Texto expositivo Procedimento de estudo
• RelatórioPlano de aula: Leitura de reportagens e produção de resumo sobre a Amazônia
EDUCAÇÃO
FÍSICA
Ler o que o corpo produz
Gêneros privilegiados
• Linguagem corporal
• Texto instrucional Procedimento de estudo
• Esquema gráfico Plano de aula: Leitura da linguagem corporal e produção de esquemas gráficos sobre jogos
Ler o que o corpo produz
Gêneros privilegiados
• Linguagem corporal
• Texto instrucional Procedimento de estudo
• Esquema gráfico Plano de aula: Leitura da linguagem corporal e produção de esquemas gráficos sobre jogos
GEOGRAFIA
Leitura de mapas e paisagens
Gêneros privilegiados
• Texto jornalístico
• Mapa
• Texto literário Procedimento de estudo
• Croqui cartográfico Plano de aula: Leitura de mapas e produção de croquis sobre desmatamento da mata Atlântica
HISTÓRIA Leitura de mapas e paisagens
Gêneros privilegiados
• Texto jornalístico
• Mapa
• Texto literário Procedimento de estudo
• Croqui cartográfico Plano de aula: Leitura de mapas e produção de croquis sobre desmatamento da mata Atlântica
A leitura crítica de fontes históricas
Gêneros privilegiados
• Texto literário
• Imagem
• Texto jornalístico Procedimento de estudo
• Relato Plano de aula: Leitura de documentos e produção de relatos
LÍNGUA
ESTRANGEIRA
A importância do contexto
Gêneros privilegiados
• Biografia
• Texto jornalístico
• Texto instrucional
• Canção Procedimento de estudo
• Esquema Plano de aula:Leitura e escrita de biografias
A importância do contexto
Gêneros privilegiados
• Biografia
• Texto jornalístico
• Texto instrucional
• Canção Procedimento de estudo
• Esquema Plano de aula:Leitura e escrita de biografias
LÍNGUA
PORTUGUESA
Explorar a diversidade, priorizando gêneros literários e opinativos
Gêneros privilegiados
• Poema
• Crônica
• Conto
• Texto opinativo Procedimento de estudo
• Roteiro Plano de aula: Leitura de poema análise semântica
Explorar a diversidade, priorizando gêneros literários e opinativos
Gêneros privilegiados
• Poema
• Crônica
• Conto
• Texto opinativo Procedimento de estudo
• Roteiro Plano de aula: Leitura de poema análise semântica
MATEMÁTICA
Problemas matemáticos sem problemas
Gêneros privilegiados
• Enunciado de problema
• Tabela e gráfico Procedimento de estudo
• JustificativaPlano de aula:Leitura de problemas com frações e anotações
Problemas matemáticos sem problemas
Gêneros privilegiados
• Enunciado de problema
• Tabela e gráfico Procedimento de estudo
• JustificativaPlano de aula:Leitura de problemas com frações e anotações
Propósitos, procedimentos, gêneros e sequências
Mais
sobre leituraReportagens
Artigos
Vídeos
Especial
Esta edição pretende mostrar como é possível ajudar
a construir essa rota. Com foco na leitura para aprender - também chamada de
leitura de estudo e trabalho, a que mais exige disciplina e organização -, ela
está dividida nas oito disciplinas das séries finais do Ensino Fundamental:
Arte, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Estrangeira,
Língua Portuguesa e Matemática. Os exemplos estão ligados a tarefas do 6º ao
9ºano, fase da escolarização básica em que os textos ganham complexidade e
passam a representar um desafio crescente.
As reportagens estão separadas por disciplina e,
dentro de cada uma, há uma divisão em cinco blocos: a concepção de leitura na
área, os gêneros privilegiados (alguns, como imagens, esportes e obras de arte,
não são escritos, mas também é preciso ensinar a lê-los), uma sequência
didática, caminhos para desenvolver habilidades antes, durante e depois do
contato com os textos e procedimentos de estudo - gêneros escritos que
funcionam bem para a recuperação de ideias significativas ou para uma
compreensão mais aprofundada. Dois deles - as anotações e os sublinhados e os
resumos -, por serem úteis ao entendimento de quase todos os tipos de texto,
aparecem nesta apresentação. Outros oito surgem nas disciplinas em que são mais
usuais. É um erro partir do pressuposto de que a moçada já sabe sublinhar e
fazer esquemas. É necessário ensinar isso tudo.
Para completar, 20 casos reais de professores em
escolas de todo o país mostram exemplos de bons trabalhos em relação à leitura
- prova de que levar todos os alunos a compreender o que leem pode ser difícil,
mas é possível. Mudar as estatísticas mostradas no primeiro parágrafo está ao
alcance de todos os professores, de todas as disciplinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário