segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

3º lugar do Estado do Tocantins - Carta ao Ministro do Trabalho

Araguaína, 24 de março de 2009

Prezado Ministro do trabalho,


Todos nós somos iguais perante a lei. Será mesmo que essa lei é cumprida? Todos têm os mesmos privilégios dentro da sociedade? Estamos sujeitos às mesmas condições de trabalho e de vida? A que tipo de conceitos essa liberdade se restringe? São perguntas com respostas lógicas, porém não colocadas em prática.

Condições de trabalho decentes é um dos requisitos essenciais para se levar uma vida digna. Se um cidadão honesto não tem oportunidade de obter um emprego com determinadas condições, ele não poderá provar que é bom o suficiente, nem sequer conquistar a confiança profissional de quem quer que seja.

O fenômeno da globalização, teoricamente, entende-se pela união de todas as nações em busca do crescimento e do desenvolvimento mundial. Porém, essa globalização afeta os países de forma desigual. O resultado é que em lugares como o Brasil, a maioria continua sem emprego e consequentemente, sem dinheiro para levar uma vida melhor, ou seja, boa alimentação, bom atendimento na área da saúde e boas escolas.

Após dezenas de anos em que houve a abolição da escravidão, presenciamos exemplos de trabalho semelhante. Proprietários de terras abusam da necessidade material dos operários, sem oferecer o menor suporte aos seus empregados. Alojam-nos em estruturas provisórias e precárias, com uma alimentação pobre; levam uma vida de extrema carência. Essas pessoas não possuem condições de trabalho, não têm o mínimo de segurança e muito menos liberdade, já que se assemelha bastante com a escravidão.

Muitos trabalhadores são vítimas da falta de segurança. Serviços de altos riscos são efetuados com uma tamanha simplicidade, sem nenhum cuidado e atenção. São por esses e outros motivos que acontecem acidentes de trabalho; há eletricistas que mantêm contato com redes de alta voltagem, sem nenhum equipamento de segurança e por isso sofrendo seqüelas, que podem levar à morte. Tudo isso para tentar vencer e oferecer uma vida mais digna aos seus familiares. Muitas vezes, as empresas não investem em equipamentos o que provoca reincidência de acidentes.

Condições decentes de trabalho é direito do trabalhador. Carteira assinada, fundo de garantia, seguro desemprego, licença em caso de doença ou gravidez, férias remuneradas, décimo terceiro salário, entre outros.

As desigualdades de todos os gêneros afetam essas condições. O racismo mesmo que negado pela maioria, de uma maneira ou de outra, influencia a seleção de um candidato a um determinado cargo. A falta de equidade retarda o amadurecimento da sociedade, faz com que ela se conforme com o sistema existente, no qual presenciamos tantas discórdias, provenientes da falta de sabedoria dos governantes, que deveriam adotar políticas, que asseguram os direitos trabalhistas daqueles que lutam por uma melhoria de vida.

Por mais que lutamos e nos esforçamos, a humanidade é desumana! Mas ainda temos uma chance! Haveremos de ver uma sociedade melhor, cada um respeitando o que pertence ao próximo e os trabalhadores sendo tratados com realmente deveriam ser, sem distinção de raça, cor e classe social. Haveremos de abolir os sentimentos crueis de superioridade e assim dar e fazer jus às formas adequadas de trabalho: “Liberdade, equidade e segurança!”.

Atenciosamente,


Rachel Lyne Sussuarana de Sousa
3º lugar do Estado do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário