segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Beleza Apagada pela Globalização

Os padrões de beleza ocidentais invadiram países que se presam pela sua cultura típica e quase inabalável, mas com a globalização, produtos e, consequentemente padrões ocidentais, entram nos mercados da África e da Ásia, assim a população se espelha nos aspectos ocidentais, esquecendo os costumes de seu povo.

As mulheres orientais, alienadas por causa da globalização presente em seus países, perdem a identidade facial fazendo plásticas quem removem traços orientais para que elas sejam aceitas em uma sociedade que gradualmente segue padrões ocidentais. O mesmo ocorre com as africanas que se despigmentam para parecer ocidentais e serem aceitas pela cultura globalizada.

A cultura ocidental impõe seus padrões a outras culturas e quem está fora é marginalizado, então, principalmente, as mulheres que se preocupam mais com a beleza podem apresentar problemas psicológicos, com dificuldade de aceitar- se na sociedade, desenvolvendo doenças como a depressão, que desencadeia outros problemas no corpo.

Assim, as culturas orientais e africanas perdem suas identidades e ficam à mercê da cultura ocidental, que dita os padrões de beleza. Os países que estão passando por esse processo deveriam valorizar sua beleza natural, principalmente na mídia, para que os traços de beleza da população não sejam apagados pela forte tendência da globalização.

Rodrigo dos Reis Cadioli

2ª Série do Ensino Médio

Nenhum comentário:

Postar um comentário