segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A Televisão e suas Divergências

A televisão se tornou um fenômeno mundial e algo indispensável no cotidiano da maioria das pessoas. Ela surgiu com o intuito de proporcionar diversão e atualmente, pela força do hábito, as pessoas assistem para dar risada, passar o tempo, se informar, seguir tendências, criticar ou mesmo pegar no sono.

Sua contribuição cultural é enorme, pois ela acaba sendo o principal meio de informação de muitas pessoas. É possível saber sobre os principais acontecimentos do mundo a todo momento e há uma grande contribuição para o esclarecimento de determinados assuntos e para a queda de antigos preconceitos. Além disso, se torna um mecanismo de distração para os problemas e para a solidão.

Lamenta-se o fato de que com o passar do tempo, a televisão se tornou um "centro" de interesses em que, muitas vezes, a verdade é escamoteada ou transmitida de uma maneira tendenciosa. Grande parte dos canais não se preocupa com a qualidade de seus produtos e sim, com os indíces de audiência, aumentando cada vez mais a presença de programas "ocos" e impróprios para determinadas faixas etárias.

Infelizmente, ocorre uma certa alienação principalmente nas classes mais baixas, que dotados de poucos recursos, vêem na televisão a esperança de melhoria de suas vidas não diferenciando o sonho da realidade. Além disso, há uma grande preocupação com a falta de controle dos pais com seus filhos, pois eles passam várias horas em frente a TV e acabam sendo os mais influenciados.

A melhoria de sua qualidade viria da crítica por parte da população e da fiscalização por parte do governo.

Marina Prearo Pizetta - CEC-COC-Santa Rita

Nenhum comentário:

Postar um comentário