segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O Renascer da Terceira Idade

Ao pensar em idoso, pode ser que venha à mente a imagem de um homem bem velhinho de cabelos brancos, sentado em uma cadeira de balançar, completamente despreocupado com a vida. Porém, esse é um caso que tem sido mudado cada vez mais.

Há tempos, a vida já era planejada por muitos: crescer, trabalhar, formar uma família, criar os filhos e esperar pela morte. Aparentemente uma forma grosseira de se pensar, mas muito concreta. O idoso antigo queria apenas ter tido sucesso em seu trabalho, ter criado bem seus filhos e curtir uma velhice tranqüila, na qual pudesse descansar.

Hoje, eles pensam completamente diferente, querem aproveitar tudo o que não tiveram oportunidades de fazer na juventude e, para muitos, o maior desejo é o de estudar. Grande parte da população teve dificuldades financeiras quando jovem, então muitos não tiveram escolhas, e acabaram por não poder experimentar o mundo do conhecimento. Contudo, deixaram de lado que envelhecer é só esperar pela morte, e passaram a fazer por onde e correr atrás de suas metas. Começaram a expandir seus horizontes para fazer coisas nada comuns até outros tempos, para pessoas idosas.

Já se tornou comum estar na praia e ver um velhinho correr na areia, ir à academia e se deparar com uma senhora de idade que aprendia a dançar, ou ir à casa de alguém e observar os avós jogarem vídeo game com os netos, ou estar no computador.

Esse novo perfil do idoso tem feito com que cada vez mais, a expectativa de vida aumente, pois eles estão preocupados em ser feliz, e não mais se lamentam pelo que gostariam de ter feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário